PESQUISE AQUI

Custom Search

terça-feira, 24 de maio de 2011

OITO EX-MINISTROS DO MEIO AMBIENTE EM DEFESA DAS FLORESTAS

Muito oportuna a reunião de oito ex-Ministros do Meio Ambiente para tratar sobre o novo código florestal.
A reunião de "PÊSO" teve repercussão no planalto como podemos ver na notícia do Estadão:


Dilma eleva o tom, rejeita anistia a desmatador e ameaça vetar Código

Em meio ao crescimento do desmatamento na Amazônia, presidente avisa a deputados da base governista que não vai recuar de promessas de campanha, quando anunciou veto a propostas que reduzam áreas de reserva legal e de preservação permanente

24 de maio de 2011 | 0h 00
Eugênia Lopes e Marta Salomon - O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA
Ou os deputados mudam a proposta de reforma do Código Florestal que acordaram na semana passada ou a presidente Dilma Rousseff vetará o texto. Essa foi a orientação dada ontem pela presidente, que afirma não aceitar anistia a desmatadores nem redução das áreas de proteção de vegetação nativa nas propriedades rurais ou nas margens de rios e encostas.
O endurecimento de Dilma se dá logo após a divulgação de que o desmatamento na Amazônia nos meses de março e abril aumentou quase 500% em relação ao ano passado - o que motivou a criação de um gabinete de crise coordenado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Na última quarta-feira, partidos da base aliada e da oposição fecharam um acordo à revelia do governo, que considera consolidadas as ocupações em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) desmatadas até julho de 2008. A votação está marcada para hoje, mas corre o risco de ser adiada mais uma vez.
O relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) e parte dos aliados não aceitam as exigências do Planalto de proteção de vegetação nativa em parte de todas as propriedades e a recuperação de APPs às margens de rios e encostas.
Margem. Na noite de ontem, o Planalto flexibilizou sua proposta de recomposição das áreas de preservação ambiental. Segundo a nova proposta, culturas consolidadas em pequenas propriedades só teriam de recompor 20% das APPs.
A possibilidade de veto foi confirmada pela ministra Izabella. "A presidente não aceita nada que não esteja balizado pelo compromisso que ela assumiu em campanha." O compromisso foi expresso em carta à ex-candidata Marina Silva em 14 de outubro, entre o primeiro e o segundo turno da eleição.
Para o Planalto, o acordo, além de quebrar um compromisso, deixaria a presidente numa posição delicada no comando da cúpula das Nações Unidas do ano que vem, a Rio+20.
Apenas PV, PSOL e parte do PT são contrários à proposta do relator. "O governo não participou de nenhum acordo. Não aceita anistia geral nem uma política ambiental feita pelos Estados. Também não cederá em relação às áreas desmatadas", afirmou o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). A anistia aos desmatadores prevista pelo acordo é muito mais ampla que a concedida em 2009 pelo ex-presidente Lula, por decreto, que suspendia a cobrança de multas de quem se comprometesse a regularizar suas propriedades.
O governo havia concordado em flexibilizar as regras, de forma a facilitar a regularização das propriedades. Mais de 90% dos produtores rurais seriam beneficiados com a proposta negociada desde o início do ano.
Horas depois de Dilma ter avisado que não aceita a emenda, Rebelo divulgou carta aberta em que defende seu texto e afirma que não há anistia para desmatadores. "ONGs internacionais para cá despachadas pelos países ricos e sua agricultura subsidiada pressionam para decidir os rumos do nosso País. Eles já quebraram a agricultura africana e mexicana, com consequências sociais visíveis. Não podemos permitir que o mesmo aconteça no Brasil", escreveu Aldo.
Dilma nunca recebeu Aldo para tratar do Código; o relator discute o projeto com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

VAMOS PROTEGER AS FLORESTAS

A floresta protege você

Florestas são muito importantes para a qualidade de vida dos brasileiros e para o planeta. Saiba como a floresta alimenta, sacia, energiza, transporta, inspira, ensina, documenta, diverte, abriga, espiritualiza, cura... e protege você!

A floresta alimenta você

Ao contrário do que muita gente argumenta, as florestas não são inimigas da produção de alimentos. Elas contribuem para a produção de alimentos de várias maneiras. Contribuindo para a manutenção da estabilidade climática e favorecendo as chuvas (por meio da evapotranspiração de sua capacidade de produzir e liberar no ar substâncias que provocam a formação de nuvens de chuva) elas contribuem para safras produtivas e fartas. Florestas mantém as nascentes e os rios que são usados para a irrigação. Florestas controlam a erosão causada pelo vento, prevenindo a perda de solo e a desertificação. Florestas fornecem até mesmo os mourões de cerca para pastos e lavouras. Grande parte das lavouras precisa de polinizadores que dependem da floresta: dados indicam que até 50% da produtividade está associada à presença de polinizadores. Em sistemas de pousio, as florestas recuperam a fertilidade do solo e controlam as plantas daninhas. Sem as florestas, boa parte da produtividade agrícola seria perdida, e são vários os casos de civilizações na história da humanidade que têm seu declínio associado à destruição das florestas. Por isso, as florestas alimentam você.

As florestas protegem também um patrimônio genético potencialmente importante para o melhoramento genético e biotecnologia agrícola, desde parentes silvestres das plantas cultivadas até genes que podem ser utilizados por meio da biotecnologia. Assim, as florestas, se preservadas, alimentarão também as futuras gerações.

Para as populações tradicionais e indígenas, as florestas abrigam os animais que são caçados e fazem parte da sua dieta tradicional. Quando bem preservadas e manejadas, oferecem com fartura diversos frutos e outras partes comestíveis como o cupuaçú, a castanha, açaí, pupunha, palmito, buriti, bacuri, óleos vegetais, apenas para citar alguns dos principais produtos do extrativismo vegetal amplamente utilizados.

Ao proteger os rios e lagos, as florestas preservam os estoques pesqueiros de água doce e marinha (sim, pois nos mangues - que são florestas também - grande parte dos peixes se reproduzem).

A floresta sacia você

Florestas são importantes para proteger as nascentes, riachos, rios e lagos. Elas preservam a quantidade e a qualidade da água. Protegem os rios contra os sedimentos carregados pela chuva, os resíduos de agrotóxicos, e outros tipos de poluição.  As florestas ajudam a reduzir os custos de tratamento da água, e em alguns casos, ajudam a purificar rios já poluídos. Por isso, as florestas são importantes para matar a sua sede.

A floresta energiza você

Florestas, ao protegerem rios e lagos, protegem as usinas hidrelétricas contra o assoreamento, mantendo por mais tempo a sua vida útil. Ao manter o fluxo de água, e manter o clima favorecendo as chuvas, as florestas abastecem os reservatórios e evitam os períodos de escassez de água para a geração de energia.

Florestas também fornecem carvão para a geração de energia e para a siderurgia. Sem florestas, a produção de ferro-gusa e aço do Brasil estaria ameaçada, condenando-nos a ser meros exportadores de minérios.

A floresta transporta você

Rios assoreados deixam de ser navegáveis. As matas ciliares, protegendo os rios contra o assoreamento e mantendo seu volume de água, preservam seu potencial de transporte de pessoas e produtos.

A floresta inspira você

Florestas são importantes referências culturais dos brasileiros. "Nossos bosques tem mais vida", diz o Hino Nacional. A floresta define a identidade cultural em várias regiões: a Caatinga no nordeste, o Cerrado no Planalto Central, a Floresta Amazônica na região norte. Florestas também são temas de importantes obras de arte, estão presentes na literatura, no cinema, na música, dança e em toda a variedade de expressão artística, como nesta linda canção de Milton Nascimento:


Tudo que ama e chora
Some na curva do rio
Tudo é dentro e fora
Minha Floresta de jóia
Tem a água
Tem a água
Tem aquela imensidão
Tem sombra da Floresta
Tem a luz do coração
Bem-querer!!!

(Benke / Milton Nascimento)

A floresta ensina você

Numa linguagem de cores, sons, formas e cheiros, a floresta se comunica e nos ensina a traduzir seus sinais. Para a ciência, laboratórios vivos, acolhem em si um vasto acervo sob a forma de conhecimento tradicional. São indígenas, quilombolas, caiçaras, seringueiros, ribeirinhos, caboclos, extrativistas e muitos outros que gravaram em sua história o ensinamento reproduzido há muitas gerações de como utilizar a natureza com sabedoria. Na floresta escondem-se muitas das soluções para os problemas humanos, e sua descoberta precisa de tempo, investimento e valorização dos saberes tradicionais, com repartição eqüitativa dos benefícios derivados da utilização destes saberes.

A floresta documenta você

Mesmo com todo avanço da tecnologia digital, das florestas ainda vêm a matéria prima para livros e documentos. Florestas plantadas são a base para a fabricação de papel e celulose.

A floresta diverte você

A cada dia, cresce a procura e a oferta de atividades recreativas junto à natureza. Especialmente nas florestas, rapel e arvorismo, canoagem, rafting, trilhas, visitas às comunidades tradicionais e atividades contemplativas como yoga, avistamento de plantas e animais são algumas das opções de diversão para todas as idades.

As florestas definem nossa identidade turística internacional. Sem florestas, perderíamos boa parte dos turistas estrangeiros, e perderíamos o aproveitamento do nosso  imenso potencial de visitação, ainda pouco explorado e que, com os eventos dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, que vamos sediar, deve se expandir.

A floresta abriga você

Cedro, jatobá, mogno, jacarandá, angelim, massaranduba. Desde sempre utilizamos a madeira na construção de nossas casas, mas a preocupação com sua origem e impacto no meio ambiente é uma realidade relativamente recente. Não só nossas casas utilizam muita madeira: os móveis que as deixam habitáveis também são, na maioria, de madeira, seja de florestas.

A floresta espiritualiza você

As florestas são importantes referências para várias religiões e práticas místicas. O Paraíso bíblico frequentemente é retratado como uma floresta. No Candomblé, vários Orixás estão ligados à floresta, às águas e aos elementos da natureza, como é o caso de Oxóssi e Oxum, e seus cultos muitas vezes são feitos em áreas de florestas. Algumas espécies de árvores são sagradas para os adeptos. Evangélicos frequentemente procuram florestas para batizar seus praticantes nas águas límpidas de riachos e lagos. Budistas procuram as florestas para a prática da meditação.  São apenas alguns exemplos.

Pessoas sem religião também se rendem ao sentimento de conexão com o universo que as florestas proporcionam, e imbuídas deste sentimento, e da sensação de pureza advinda do ar e água frescos e terra generosa, procuram estes espaços simplesmente para silenciar a mente através da meditação ou da contemplação. Por isso, as florestas espiritualizam você.

A floresta cura você

O uso terapêutico e medicinal das plantas e animais das florestas, baseado no conhecimento empírico das populações tradicionais e indígenas, vem sendo reproduzido há milênios, antes mesmo do surgimento da escrita.

Ervas, raízes, animais e uma variedade de compostos são utilizados na cura dos mais variados tipos de doenças, de resfriados a sérias doenças degenerativas.

A medicina ocidental, ao poucos, vai validando cientificamente este conhecimento tradicional e investindo em pesquisas para maximizar os benefícios dos princípios ativos descobertos pela medicina popular.

A floresta protege você

As florestas estão entre os maiores depósitos de carbono do mundo, fundamentais para a regulação da temperatura global. A quantidade de carbono por elas retida é maior que o total de carbono na atmosfera. Somente na Amazônia são retidos cerca de 30% do carbono florestal do planeta. Se as florestas forem perdidas, as mudanças climáticas vão se acentuar, e os desastres naturais vão aumentar em intensidade e frequência.

As florestas mantêm o equilíbrio natural da vida, regulando o regime de chuva, protegendo o solo da erosão, os recursos hídricos, conservando a biodiversidade, os valores culturais e cênicos.

Proteja a floresta.
Ela protege você.
Fonte:
http://www.anodafloresta.com.br/p/floresta-e-voce.html