PESQUISE AQUI

Custom Search

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Governo promete aumentar coleta seletiva no verão

O governo estadual promete intensificar a coleta seletiva de lixo durante a Operação Verão. Deve dobrar o número de caminhões baú para para evitar que produtos recicláveis acabem indo para os aterros sanitários.

O governo estadual lança nos próximos dias o edital para contratar as empresas que farão a coleta no litoral durante os 88 dias da Operação Verão, pelo valor máximo de R$ 10 milhões, incluindo roçadas e  varrição de ruas.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Jonel Iurk, que é um dos coordenadores da Operação Verão, disse que será feita uma campanha de conscientização durante a temporada no Litoral, para que a população separe os resíduos e seja dada a destinação correta ao material reciclável.

Por meio de uma parceria com o Provopar Estadual e os municípios litorâneos, serão desenvolvidas diversas ações para aumentar a separação e a coleta de materiais recicláveis, informa o governo.  “Além de atuar na capacitação de catadores de material reciclável em parceria com o Provopar, vamos desenvolver ações educativas e uma campanha para envolver os condomínios e as colônias de férias no projeto”, disse a diretora de resíduos sólidos do AguasParaná, a engenheira Carla Mittelstaedt.

Em pronunciamento na Câmara de Vereadores de Guaratuba, no dia 3, o diretor-executivo do Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná), Everton Luiz da Costa Souza, admitiu que a orientação dada às empresas que fazem a coleta de lixo na temporada tem sido de recolher tudo o que encontram nas lixeiras para evitar acúmulo de lixo. Desta forma, os caminhões basculantes acabam levando o lixo reciclável para o aterro sanitário.

Governo assume lixo no dia 15 de dezembro

A licitação do lixo na Operação Verão inclui o serviço de coleta, transporte e destinação final de lixo, varrição de ruas e, limpeza de praias, bem como. Tanto a licitação quanto a supervisão e fiscalização dos serviços está a cargo do AguasParaná.

Os trabalhos atendem principalmente os municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, que recebem a maioria dos veranistas no período, mas abrange também Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá. A operação irá envolver cerca de 650 pessoas, 31 caminhões compactadores, para a coleta convencional, e sete do tipo baú, para recicláveis.

Apenas em Guaratuba, serão empregados nove caminhões compactadores, três caminhões baú – dois contratados pelo Estado e um da prefeitura – e cerca de 200 pessoas.

Os serviços de limpeza pública serão iniciados em 1º de dezembro, com roçada, limpeza e varrição de vias públicas, retirada de resíduos vegetais e entulhos. A coleta de resíduos domiciliares e recicláveis será iniciada em 15 de dezembro e segue até 26 de fevereiro de 2012, após o Carnaval.

De acordo com o governo, será dada atenção especial à Ilha do Mel (Paranaguá) e às ilhas Rasa, das Peças e Superagui (Guaraqueçaba), com ações de apoio para limpeza de praias e varrição de trilhas.

Fonte: Correio do Litoral

==========
A coleta seletiva fora da temporada ainda está muito distante da expectativa de uma coleta que possa atender todo o município. A demanda é maior do que a Prefeitura de Pontal pode oferecer com o uso dos atuais dois caminhões baús.

Nenhum comentário:

Postar um comentário