PESQUISE AQUI

Custom Search

sábado, 12 de novembro de 2011

FLORESTAS E FUTEBOL

A questão da aprovação do novo código florestal está sendo discutida em todos os segmentos da sociedade. Não são poucas as manifestações contrárias a este novo código que diminui drasticamente a mata ciliar para dar lugar a maiores pastos ou plantações que receberão agrotóxicos. Um assunto que irá repercutir muito no futuro se não for levado a sério neste momento. Digo repercutir porque as gerações futuras irão culpar as nossas por não ter impedido este desmonte da natureza.
A presidente Dilma parece mais preocupada em inaugurar obras de infraestrutura e apressar aquelas que estão em atraso por conta da Copa do Mundo, do que cumprir o que disse há pouco mais de um ano atrás em um comício em Belo Horizonte no dia 23 de outubro de 2010: "O Brasil pode expandir sua produção agrícola sem desmatar".
Não que eu seja contra a Copa ou futebol, mas acho mais importante cuidar daquilo que proporcionará mais saúde a nós e às gerações que virão, do que poucos dias de festa futebolística.
Estou de pleno acordo que é importante ter obras acontecendo no Brasil porque isso gera emprego e renda. As obras de infraestrutura que estão sendo executadas ficarão à disposição da população por muito tempo, e além de gerarem emprego e renda alavancarão o País para um futuro mais moderno. Porém, não podemos deixar de lado as coisas importantes para a VIDA: a Natureza.
Estamos perto da Conferência Rio+20. O Brasil vai sediar novamente esta importante Conferência sobre Meio Ambiente, mas o que dirão os conferencistas? Que o Brasil diz isso e aquilo mas não faz o dever de casa que é cuidar de suas florestas.
O monitoramente realizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indica que o desmatamento em 2011 poderá chegar a até 15% em relação ao ano passado.
Este não é o legado que eu quero deixar para os futuros habitantes deste País.
Eu fiz a minha parte: assinei listas, abaixo-assinados, petiçoes e tudo o quanto pude contra este famigerado novo código florestal. Se todos os brasileiros de bom senso o fizerem também teremos feito a nossa parte, ou teremos de amargar os resultados que virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário